A relação do Brasil com os países vizinhos Argentina, Uruguai e Paraguai era complicada na primeira
metade do século XIX. Interesses econômicos e políticos desencadearam um conflito na região do rio da Prata,
que ficou conhecido como a Guerra do Paraguai – a mais sangrenta de toda a história da América do Sul.
Neste programa, você vai ver quais foram os principais motivos desta guerra, detalhes de como se sucedeu
o conflito e a saber como a vitória brasileira levou ao nascimento do sentimento abolicionista.
O final do século XVIII e início do XIX foi um período difícil na Europa. As monarquias, que pareciam eternas, começaram a se mostrar estruturas frágeis de governo. Portugal vivia sob a ameaça de invasão da França, caso o príncipe D. João VI não declarasse guerra à Inglaterra, país do qual era dependente financeiro. Todo este contexto teve influência sobre a colônia portuguesa: o Brasil. Neste programa, você entende o que levou a Corte de Portugal a enfrentar a longa viagem e desembarcar em terras brasileiras.
A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil trouxe, também, uma onda de violência em meados do século XIX. A monarquia e a unidade territorial do país foram conseguidos à força, e a volta de D. João VI a Portugal, que estava em crise financeira, fez as tensões aumentarem. A Revolução do Porto impôs limites ao absolutismo e levou à elaboração de uma nova constituição. Neste programa, você vai ver como se deram as revoluções dos primeiros anos do Império, e quais foram as consequências sofridas no Brasil das decisões tomadas do outro lado do Atlântico, em Portugal.
Com a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil no século XIX, todo o nosso território passou a despertar o interesse da comunidade científica europeia. Nesta época, expedições começaram a rastrear o país, na maioria das vezes partindo do Rio de Janeiro, e exploravam a fauna, flora, os índios e as riquezas minerais. Este programa mostra a importância da realização das expedições do Barão de Langsdorff, do príncipe Maximiliano e a missão artística francesa, que renderam diversos registros dessa época.
O café se tornou a grande fonte de riqueza para o Império Brasileiro no século XIX, tornando-se o principal produto de exportação. Com a nova fonte de dinheiro, o Brasil se tornou mais moderno, mas manteve as antigas e desumanas práticas na organização social a na relação entre Barão e escravos. A morte de negros que trabalhavam nas plantações começou a gerar uma escassez, e surgiu a ideia de incentivar estrangeiros europeus a vir para o Brasil. Neste programa, você vê como era a vida dos primeiros europeus que vieram trabalhar nas lavouras, e como essa imigração influenciou a cultura do país.
Em meados do século XIX, a Europa sofre profundas
transformações com a Revolução Industrial. A esta
altura o Brasil ainda era um país ainda rural, mas as novidades
acabaram chegando aqui, transformando os
serviços urbanos. Este programa da série O Império na TV
mostra a participação do Barão de Mauá na
melhoria do saneamento básico do país e como se deu a sua
falência. Apresenta, também, como as
mudanças aconteciam prioritariamente no Rio de Janeiro,
enquanto o resto do país padecia na miséria e na
desnutrição.
Durante o Império, o Rio de Janeiro foi a capital política, administrativa e cultural de um país agrário que acumulava desigualdades sociais. Este programa mostra como era a vida da burguesia carioca e a miséria do povo na época, e como eram as publicações dos jornais e entender qual era a importância política da imprensa naquele período. Ainda neste episódio, você vê como se deu o surgimento da capoeira, e a vinda de D. Pedro II, que ficou no trono brasileiro durante 50 anos.